Nota de repúdio ao Sistema RH-Bahia

O SINTEST vem à público externar sua indignação diante dos recorrentes e graves problemas financeiros causados aos técnicos da UNEB, pela implantação do sistema Rh-Bahia.

A migração de um sistema estável (30 anos de uso) para outro exige um cuidadoso processo com exaustivos testes durante um período razoável de tempo para garantir sua confiabilidade, como temos presenciado um problema recorrente, fica constatado que este processo foi prejudicado pela precipitação em implantar o novo sistema.

Somando-se a esse problema, os servidores estão 4 anos sem reajuste salarial, resultando em perda considerável de seu poder aquisitivo, vencimento abaixo do salário mínimo, plano de carreira completando 10 anos de defasagem, além de conviverem a partir de abril com aumento da contribuição previdenciária de 12% para 14% e do desmonte do seu plano assistencial promovido pelo governo estadual.

Os Técnicos precisam ser respeitados, pois contribuem com suas ações para a construção de uma sociedade equilibrada, justa e democrática por intermédio da educação superior.

Testemunhamos a desconstrução das universidades estaduais pelo governo com a cumplicidade danosa dos gestores, através da inercia demonstrada diante dos intensos ataques à existência destas instituições.

Portanto, não aceitaremos conviver com tais situações que inferiorizam servidores públicos e desvalorizam sistematicamente a importância da universidade pública para a construção de uma democracia.

Coordenação Geral do SINTEST/BA-UNEB