Estamos chegando ao final de um ano que se revelou um dos mais difíceis da história para os trabalhadores e trabalhadoras da Educação, assim como para a sociedade. Aprendemos as duras penas, a confiar mais em nossas forças, qualificações e compromissos que nas promessas vazias dos políticos, reaprendemos a ouvir como exercício de sobrevivência e lutar para superação. Contudo estamos juntos!

Presenciamos o desrespeito aos nossos direitos por quem antes lutava em sua defesa ao longo deste ano. Percebemos a necessidade de promover a unidade da categoria pela mobilização contínua, para reverter os danos à categoria. É fato que nem sempre obtivemos êxito. Mas jamais perdemos a esperança ou entregamos os pontos e nossa vontade de lutar pela categoria cresce proporcional aos desafios que se apresentam. Porém, faz-se necessário destacar que o sindicato tem a força, o compromisso e a dedicação da sua categoria.

Esse ano também deixou claro que a luta promovida individualmente é incapaz de resultar na conquista dos nossos direitos e espaço dentro da UNEB. A resistência aos ataques daqueles que não reconhecem a importância do técnico para a instituição, só é possível pela atuação em conjunto, como categoria. Por outro lado notamos uma mudança gradual em nossos filiados evidenciando um processo de conscientização mais efetivo.

As lutas e dificuldades foram muitas em 2018, no entanto, a preservação da vida, o respeito pelo outro e a dignidade das nossas famílias, respaldada por uma sã consciência são os orientadores das nossas ações, pois são originadas no amor. E o amor é a expressão de Deus entre os homens e nos leva aos mais nobres atos em favor do próximo, se expressando pela Educação e Dignidade.

Desejamos aos nossos filiados e a comunidade acadêmica um feliz Natal e próspero Ano Novo!

Firmino Júlio de Oliveira Filho

Coordenador Geral do SINTEST-BA/UNEB