Na manhã desta quinta-feira (16), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau (SINTEST/BA) participou do tradicional cortejo da Lavagem do Bonfim, uma das maiores manifestações culturais e religiosas da Bahia. Com faixas em destaque, a categoria reforçou suas principais demandas, apresentando à população e às autoridades uma pauta que inclui melhores condições de trabalho e a valorização dos servidores públicos estaduais.
Sob o calor do sol e ao som dos mini blocos que desfilaram, os filiados do SINTEST levantaram suas bandeiras de luta, que incluem:
- Recomposição de perdas salariais: a categoria exige uma correção justa para recuperar o poder de compra dos servidores.
- Aumento do auxílio-alimentação: o sindicato pontua que o benefício está desatualizado frente à alta nos preços dos alimentos.
- Respeito aos aposentados: em defesa daqueles que dedicaram suas vidas ao serviço público, o SINTEST solicita mais atenção às políticas voltadas para os servidores inativos.
- Valorização das carreiras: o sindicato pede uma revisão nos planos de cargos e salários, garantindo progressões justas e reconhecimento profissional.
- Melhorias no Planserv: a categoria reclama da precariedade no atendimento e pede investimento no plano de saúde dos servidores, com atenção especial ao interior do estado.
- Programa habitacional para o servidor: a inclusão de um projeto que facilite o acesso à moradia própria para os trabalhadores também está entre as prioridades.
Além de fortalecer sua presença política e social, o SINTEST destacou a importância da união da categoria. “A Lavagem do Bonfim é um espaço de fé, mas também de luta e resistência. Estamos aqui para lembrar que os servidores públicos são fundamentais para o funcionamento do estado e merecem respeito e dignidade, principalmente os trabalhadores das universidades”, declarou o diretor-geral do sindicato, Firmino Júlio.
O cortejo reuniu milhares de participantes, incluindo movimentos sociais, sindicatos e representantes da sociedade civil. Servidores filiados dos departamentos da UNEB de Guanambi, Barreiras e Euclides da Cunha, e a presidente da Afusc, Marciene Lima, representando os servidores da UESC, também marcaram presença, participando desse momento.
Ao final da caminhada, os membros do sindicato renovaram suas esperanças para um 2025 mais justo para todos os servidores públicos, em um ato de fé e determinação na Igreja do Senhor do Bonfim.
Confira as fotos: