Reunião entre Fóruns: construção de futuros encaminhamentos

Texto: Fórum dos Técnicos das UEBA

Atendendo a solicitação do Presidente do Fórum dos Técnicos, Firmino Julio, a Presidente do Fórum dos Reitores e Reitoras, a magnífica reitora da UEFS Amali Mussi se reuniu, na presença do Chefe de Gabinete, Professor Magno Macambira e da Pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Marília Rosa, com a Sra Daiana Alcântara, Diretora geral SINTEST/BA UEFS, para discutir os pontos encaminhados. Leia aqui.

“A importância do contato entre os dois fóruns, se torna mais relevante diante da dificuldade de agendamento com os reitores das UEBA. Nesse sentido, buscaremos construir uma narrativa inclusiva e democrática, através da abertura de espaços nas agendas dos presidentes para que o diálogo seja ampliado, com a celeridade necessária e dentro do formato institucional.” Pontuou, Firmino Júlio.

Referente ao ponto do incentivo à produção cientifica, foi bem recebida a solicitação de reunião conjunta entre os fóruns e o Governo do Estado para o devido alinhamento na busca de soluções efetivas.

No segundo ponto, relacionado a reestruturação da carreira dos técnicos, evoluiu o entendimento da necessidade da criação da carreira de 40 horas, bem como a análise sensível para os demais pontos apresentados ao Governo, como por exemplo a redução dos intertícios.

Quanto ao ponto da Bolsa Produtividade/Incentivos, para os servidores técnicos e analistas, será necessário um estudo mais aprofundado por parte das universidades, e a Professora Amali Mussi, se pôs à disposição para ampliar o diálogo.

Buscou-se uma possível sincronia entre as reuniões com o Governo, e as próximas reuniões entre os fóruns.

Foi proposto pelo fórum dos técnicos, a ampliação da capacitação dos servidores e concessão de cotas para cursos de graduação, à exemplo da UEFS, e maior incentivo para a participação dos técnicos na Graduação em Administração Pública, oferecida no formato online, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Atendendo as demandas de servidores analistas que possuem carteira de conselho regional de classe, será disponibilizado ao Fórum dos Técnicos o Parecer da PGE com o entendimento sobre a matéria, possibilitando que dentro do âmbito das universidades, numa discussão ampliada com a comunidade acadêmica, sejam identificados os caminhos viáveis.