Em reunião na manhã desta terça-feira (16), o Fórum dos Técnicos discutiu estratégias políticas para avanços na pauta da categoria neste ano. A preocupação dos presidentes foi externada logo no início do encontro com a ausência de diálogo do governo com os sindicatos baianos sobre o reajuste dos servidores públicos neste ano e as manifestações ocorridas na Lavagem do Bonfim. “Nós atuamos em duas frentes na Lavagem, mantivemos a luta coletiva com os demais sindicatos pela via do Fórum dos Técnicos e fizemos uma mobilização por estarmos em Salvador com os servidores da Uneb, o que deu um plus na visibilidade das lutas. A pauta coletiva foi levada às ruas pelo Fórum dos Técnicos e a pauta específica da categoria pelo Sintest Uneb. No próximo ano, caso tenhamos mais adesão da categoria, organizaremos um cortejo único agregando as pautas coletivas e específicas”, avaliou Firmino Júlio, presidente do Fórum dos Técnicos.
Foi deliberado exigir o agendamento da reunião para retorno sobre as propostas de criação da carreira de 40h e classes para os auxiliares, conforme despacho SEI nº 073.13589.2023.0037115-70 da secretária de educação, Adélia Pinheiro. Além disso, os presidentes Márcio Dias e Daiana Alcântara buscarão neste final de mês em Brasília, no CONAE (Conferência Nacional de Educação), articular nacionalmente o fortalecimento da categoria como profissionais da educação superior pública.
A presidente Marciene Fernandes destacou que no próximo mês, o Prof. Alessandro Fernandes tomará posse como reitor para os próximos quatro anos e a Profa. Amali Mussi assumirá a presidência do Fórum dos Reitores, assim foi pactuado refazer a solicitação de agenda entre os Fóruns com a proposição de agenda mensal de encontros, considerando que esse é um ano eleitoral nos municípios e as ações coletivas deverão aumentar. #Juntos somos fortes, unidos somos invencíveis.