Texto: Fórum dos Técnicos
O Fórum dos Técnicos se reuniu na manhã desta quinta-feira (19), na Governadoria do Estado com Adélia Pinheiro, Secretária de Educação, José Bites, Coordenador Executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria de Educação (SEC); com Kelly Costa, Coordenadora Geral de Articulação Social (COAS/SERIN), e com Diogo Araponga, Coordenador Técnico de Relações Trabalhista da SAEB, para dialogar sobre a pauta da categoria.
Cumprindo o acordado, a SAEB publicou a Instrução Normativa 015/2023 que norteará o processo da progressão, resultando na inclusão de cerca de 900 servidores das quatro universidades estaduais. As modificações ocorridas impactarão na promoção 2023, que terá seu calendário alterado.
“Ressaltamos a importância do diálogo propositivo diante das pressões e do entendimento do governo da necessidade da manutenção da mesa. Agora precisamos discutir as tabelas remuneratórias da categoria considerando as perdas apontadas pelo estudo feito pelo Dieese (Leia) para nós”, destacou Firmino Júlio, presidente do Fórum dos Técnicos.
Foram expostas ao governo, através do Fórum, as propostas da criação de carreira de 40 horas dos analistas, a gratificação técnica científica e artística, o concurso público para técnicos e analistas nas universidades, e o incremento nos vencimentos dos NA’s (Núcleo de Apoio), abordando as disparidades entre as carreiras dos Técnicos e dos Analistas Universitários, e o desestímulo que vem acontecendo com a falta de valorização das qualificações que os servidores apresentam, que é a realidade da categoria. Foram pontuadas observações importantes da secretária Adélia Pinheiro, acerca da proposta de criação da gratificação técnica científica e artística para Técnicos e Analistas Universitários. E a consulta feita pela secretaria de Educação do Estado aos reitores consta no processo Sei 001.10392.2023.0006840-20, e está aguardando o posicionamento.
Solicitado pelo Fórum, o Governo do Estado se comprometeu a encaminhar os dados detalhados sobre o concurso público para todas as universidades, com suas respectivas vagas. Preocupados com a situação dos núcleos de apoio, o representante da SAEB, Diego Araponga, respondeu ao Fórum dos Técnicos, que já existe um estudo preliminar sobre a situação dos NA’s e os impasses jurídicos à vencer, e que na próxima reunião esse assunto será discutido amplamente. Considerando como fundamental a criação da carreira de 40 horas dos analistas, o Fórum vem promovendo discussão com o Governo, buscando essa reestruturação, e o incremento nos vencimentos que também deverão ser respondidos no próximo encontro.
O Fórum dos Técnicos compreende a necessidade do governador Jerônimo Rodrigues, como gestor público, discutir políticas voltadas ao funcionalismo público com os sindicatos, que representam uma demanda histórica da categoria.