Relatório da Pauta Interna de Reivindicações é entregue aos novos Diretores de Departamento

O coordenador Geral do Sintest Uneb-Ba, Everton Lima, entregou o relatório final da Pauta Interna de Reivindicações aos Diretores de Departamento da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) empossados nesta quinta-feira (16/06), no Teatro da universidade, no Campus I.

Na cerimônia, Everton discursou sobre a importância da figura do Técnico Administrativo para o funcionamento da universidade e o fato dos planos de gestão dos diretores eleitos possuírem propostas de melhorias e preocupações com os técnicos. Também chamou atenção para a necessidade de “buscar o diálogo constante com aproximação da gestão com essa categoria, que é um elo entre os docentes e os discentes”.

Para finalizar, ele apresentou a fala de Paulo Freire: “é fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”.

O relatório final da Pauta Interna de Reivindicações está disponível para download AQUI.

Confira abaixo o discurso completo do Coordenador Geral no evento:

Magnífico Reitor, Professor José Bites de Carvalho; Professor Marcelo de Ávila, Pro Reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; enfim, todos os dignos componentes desta mesa;

Distinta plateia;

Norma Neide é a própria personificação da quebra de protocolo e é envolto nesta descontraída psicosfera que eu atendo ao apelo de alguns colegas que me abordaram na entrada deste teatro e pediram-me que eu iniciasse aqui a minha fala bradando: FORA TEMER!

Da biografia da nossa colega Norma Neide uma coisa deixou de ser mencionada… faltou ser dito que ela também é atriz, e foi a primeira e única atriz que tentou entrar nesse teatro montada no lombo de um jegue, no lombo de um jumento, vestida de noiva e o jumento não entrou no teatro, que à época se chamava Auditório Caetano Veloso, de jeito nenhum, por mais que o dono o empurrasse, mas isso aconteceu em 1996, há 20 anos, quando eu tive aqui, neste palco, a oportunidade de contracenar com ela…

Mas… em verdade… eu quero mesmo iniciar as nossas considerações ressaltando que no modelo de universidade no qual estamos inseridos, a atividade fim da instituição de ensino, o encontro dos docentes com os discentes só ocorre se houver intermediação do Servidor Técnico Administrativo, pois somos nós que garantimos a realização dos processos de ingresso na universidade, quer seja no momento do vestibular ou no concurso público docente, quer seja na matrícula estudantil ou na contratação de professores. Somos nós também que asseguramos o pleno funcionamento das instalações universitárias. Estamos presentes em todos órgãos e estágios da universidade.

Não há um único setor que funcione sem a presença de um técnico administrativo. Neste sentido senhores diretores, gostaríamos de reforçar que os senhores e senhoras foram eleitos devido ao plano de gestão apresentado onde, sem exceções, há melhorias e preocupações com os servidores da universidade, inclusive os professores. Assim conclamamos que ocorra cumprimento destes planos de gestão, todavia salientamos que não se deve limitar-se ao plano de gestão apresentado. Deve-se buscar o diálogo constante com aproximação da gestão com essa nossa categoria que é um elo entre os docentes e os discentes. Categoria essa que viabiliza o alcance da metas e objetivos nesta instituição para que juntos possamos fortalecer não só a categoria dos Servidores Técnicos Administrativos, mas sim fortalecer as ações universitárias, fortalecer a Uneb enquanto instituição de ensino Superior, fortalecer a própria Educação Superior da Bahia.

Vos entregamos uma cópia do Relatório final da pauta interna de Reivindicações, fruto do trabalho da comissão interna, produzido de forma coletiva e participativa por um grupo de diligentes e abnegados colaboradores do nosso quadro técnico, certos de que contaremos com o vosso prestimoso apoio no sentido de auxiliar o nosso magnífico reitor na missão de fazer cumprir essas históricas demandas de nossa categoria aí elencadas.

Parafraseando o célebre Educador Brasileiro Paulo Freire, concluímos, enfim a nossa fala evocando as vossas sensibilidades no sentido de compreender que “é fundamental diminuir a distância do que se diz e o que se faz, de tal modo que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática ”.

Everton Lima de Oliveira Coordenador Geral do Sintest Ba. Uneb