O SINTEST reuniu-se na manhã de segunda-feira (10/02) com o Conselho do SINTEST (Consintest) para definir estratégias visando à aprovação das propostas da Estatuinte, definidas no congresso e encaminhadas para apreciação do Conselho Universitário (Consu) da universidade. A reunião ocorreu por meio da plataforma Google Meet.

Durante o encontro, a entidade informou que já havia dialogado com o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE) para apresentar suas pautas e abrir um canal de discussão sobre o tema. Segundo a diretoria, a reunião foi bem recebida pelos conselheiros.
Os servidores representantes de base presentes destacaram a relevância do trabalho realizado pelos delegados e pela diretoria do sindicato e manifestaram preocupação com a possibilidade de as propostas não serem encaminhadas ao Consu e, posteriormente, ao CEE.
Para o diretor-geral do SINTEST, Firmino Júlio, seria injusto que as decisões da categoria, tomadas democraticamente por meio do voto, fossem ignoradas. Ele defendeu que a nova Estatuinte respeite o interesse coletivo e evite interferências individuais.
Uma assembleia geral está prevista para após o Carnaval, na qual a categoria deverá definir novos encaminhamentos e reforçar a defesa das propostas no Consu.