
Na última sexta-feira (6/12), tomou posse oficialmente, a nova diretoria do SINTEST/BA, “Chapa Gestão e Competência”, para o quadriênio 2024-2028, que reúne os servidores da UNEB e da UEFS, em cerimônia realizada no campus da UNEB, Cabula, em Salvador.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades acadêmicas, políticas e sindicais, demonstrando o amplo apoio à nova gestão. Entre os convidados, estiveram presentes, Adriana Marmori, reitora da UNEB, Rita Brêda, vice-reitora da UEFS, a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), a deputada federal Lídice da Mata (PSB), a secretária de Promoção da Igualdade, Ângela Guimarães, e o superintendente da Seagri, Claudemir Nonato, conhecido como “Pig”, Márcio Oliveira, presidente da Afus Sindicato. Rui Oliveira e Reginaldo Alves (APLB), Ivanilda Brito e Dart Clair (SindSaúde Bahia), Pascoal Carneiro (Sindicato dos Metalúrgicos).
O diretor do SINTEST/BA UNEB, Firmino Júlio, usou a palavra para lembrar os desafios enfrentados pela categoria nos últimos quatro anos, especialmente durante a pandemia. “Mesmo em tempos difíceis, mantivemos o sindicato atuante e fizemos parcerias importantes com as universidades. A nossa gestão foi marcada por um sindicato humanizado, que pensa nas pessoas. Agora, temos a responsabilidade de continuar o trabalho e fortalecer as lutas dos servidores”, disse Firmino.
Daiana Alcântara, a diretora do SINTEST/BA UEFS e dirigente da CTB Bahia Regional Portal do Sertão, destacou sua trajetória como aluna e professora de História, mas enfatizou seu orgulho de ser técnica administrativa. “No sindicato, aprendi muito com a categoria e com os sindicalistas da CTB. Conseguimos construir uma unidade forte para conduzir a luta dos servidores das duas universidades. Ser mulher sindicalista é um desafio em dobro, mas estamos em busca de novas conquistas”, afirmou Daiana, que ressaltou o compromisso da gestão com a unidade e o fortalecimento do movimento sindical.


Adriana Marmori, reitora da UNEB e Rita Brêda, vice-reitora da UES, , ressaltaram a importância das pautas encaminhadas pelo SINTEST e o trabalho conjunto realizado pelo sindicato em defesa do fortalecimento das duas universidades, fundamentais para o desenvolvimento da Bahia.
As deputadas Olívia Santana e Lídice da Mata reafirmaram seu compromisso com a luta em defesa das universidades públicas e dos servidores estaduais. Ambas elogiaram a condução da nova gestão, destacando a presença constante do SINTEST nas ações das centrais sindicais. A secretária Ângela Guimarães também parabenizou o sindicato pelo trabalho desenvolvido, especialmente nas ações de combate ao racismo, e se colocou à disposição para futuras parcerias.
Com uma nova gestão composta por lideranças comprometidas com a defesa dos direitos dos trabalhadores e da educação pública, o SINTEST/BA se prepara para mais um ciclo de lutas em favor da valorização dos servidores e da qualidade do ensino nas universidades baianas.
Confira a galeria completa de fotos: