O Afrocultura é uma celebração das lutas, das conquistas e da resistência do povo negro, promovida pelos servidores técnicos do Teatro da Universidade do Estado da Bahia. Este evento cultural está sendo apoiado pelo Sindicato dos Trabalhadores Em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia, e tem como propósito fortalecer os laços entre a comunidade acadêmica e as escolas da rede estadual e municipal, criando um espaço de reflexão sobre o racismo estrutural e suas repercussões na sociedade, aprendizados e troca de experiências.
Com o tema “Arte e Cultura Negra: Expressões de Resistências e Liberdade”, a edição deste ano convida todos a uma jornada de conscientização sobre a importância da cultura afro-brasileira e o papel fundamental da arte na resistência ao racismo. O evento é gratuito, aberto ao público, e acontece dia 18 de novembro, às vésperas da celebração ao Dia da Consciência Negra.
Através de palestras, apresentações culturais e discussões, o Afrocultura busca exaltar as expressões culturais que surgem como ferramentas de resistência e de afirmação da liberdade. Confira a programação completa:
Programação – manhã (8h-12h):
08:00 – Recepção do público
09:30 – Mesa de abertura
10:30 – Sambadeiras da UATI
11:00 – Bate Papo Arte e Cultura Negra, com Profº Wilson Mattos
11:30 – Sessão de perguntas
Programação – tarde (14h-17h):
14:00 – Exibição do filme Osvaldão
14:30 – Apresentação de Percussão do Projeto Dendê
15:00 – Apresentação: Capoeira Sete Quedas, Mestre Roberto
15:30 – Apresentação: Baller Dança, Gilmara
16:00 – Peça Teatral: Instituto Sagrado
O SINTEST convida todos a participarem desse momento de enriquecimento cultural e social.
Para dúvidas e mais informações sobre o evento, contate Fábio Souza (71 99924-9478).