Os técnicos e analistas da UNEB se reuniram em assembleia ordinária do SINTEST na última terça-feira (19), para discutir pontos de interesse da categoria, como a necessidade da revisão do plano de carreira e reunião com o governo, entre outros. A reunião aconteceu no formato online, pela plataforma Google Meet, e foi conduzida pelo diretor geral Firmino Júlio e o diretor administrativo Salvador Aragão Filho.
Saiba os detalhes
O diretor geral abriu a assembleia com os informes, que foram a criação do acervo do sindicato em abril, em comemoração do 34° aniversário de criação do SINTEST; reunião do Fórum dos Técnicos para definição de ações, o que inclui a realização de assembleia nas quatro universidades estaduais da Bahia ; envio de ofício ao governador reforçando a urgência de reunião para responder às demandas críticas da categoria; concluindo os informes foi destacada a boa receptividade do sindicato na posse dos diretores, expresso pelo convite para visitar os departamentos, o que já ocorre com a retomada do projeto SINTEST Itinerante, que visitou em fevereiro o campus da UNEB em Barreiras e no início de março Alagoinhas.
Discussão da pauta
Os servidores presentes deram início à discussão com a necessidade da revisão do plano de carreira. O sindicato realçou esta necessidade através da apresentação de pesquisa realizada com a categoria, com a aprovação de 100% dos respondentes pela revisão da Lei 11.375 de 5 de fevereiro de 2009, que reestruturou as carreiras de técnicos e analistas universitários, e que completou 15 anos.
Todas as falas foram unânimes que é preciso um esforço coletivo para promover uma profunda revisão da lei, principalmente no que diz respeito ao salário base das carreiras, as estrutura dos cargos dos de técnicos e analistas, criação da carreira de 40h dos analistas, entre outros.
A discussão foi um primeiro passo para a construção de diretrizes para a revisão do plano de carreira e num segundo momento o SINTEST convocará a categoria para apresentar contribuições. “Compreendemos ser esse um passo importante que deverá ser tomado, de forma compartilhada, buscando melhorar significativamente as carreiras universitárias”, afirmou o diretor geral, Firmino Júlio.
Sobre a reunião com o governo, Firmino esclareceu que havia o compromisso de se reunir com os representantes da SERIN, SEC E SAEB no início de março para respostas acerca da carreira de 40h para analistas, incentivo à produção científica para técnicos e analistas, realização de concurso público e reajuste do auxílio alimentação, o que não aconteceu até o momento. Foi informado que o Fórum dos Técnicos enviou novo ofício ao governador Jerônimo Rodrigues reiterando a urgência e necessidade dessa reunião.
Como ação complementar, o fórum dos técnicos se reunirá em 3 de abril com o fórum de reitores na UEFS para tratar das reivindicações dos servidores, esperando contar com a interlocução desses junto ao governo do estado.
Na pauta final da assembleia, a diretoria do SINTEST reforçou que a categoria se encontra em estado permanente de mobilização, e que após reunião com fórum de Reitores convocará nova assembleia para apresentar os resultados.