Na tarde desta segunda-feira (18), em Assembleia geral extraordinária virtual do SINTEST/BA, os servidores técnicos administrativos aprovaram por maioria a paralisação das atividades administrativas com fechamento dos portões no dia 19 de setembro, nos departamentos da UNEB. Dia de luta convocado pelo Fórum dos Técnicos das UEBA. A assembleia foi realizada pela plataforma Google Meet.
A categoria reivindica a liberação do processo de alteração da data de 1 de julho para 1 de agosto dos decreto das progressões 2023 parado na PGE, a realização de concurso público, criação da carreira de 40h dos analistas universitários, aumento do auxílio alimentação, criação de abono ou aumento salarial para os Na’s e criação da gratificação por produção técnica científica para os técnicos.
Antes da discussão da pauta principal, a diretoria coordenou o momento de informes e avaliação da conjuntura. Na assembleia com mais de 90 servidores, houveram importantes falas sobre a situação de precarização dos trabalhadores na universidade, e a posição dos técnicos no sentido de se mobilizar em defesa dos seus direitos, por valorização e respeito, mostrando ao governo a gravíssima situação que se encontra a categoria.
Como foi informado pelo Fórum dos Técnicos das UEBA, dia 30 de agosto, a Secretaria de Educação (SEC), Secretaria de Administração (Saeb) e a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) convocaram uma reunião com os representantes dos Técnicos, e apesar da sinalização de continuidade de diálogo, até o momento sem qualquer resultado.
O ponto mais crítico das reivindicações diz respeito ao processo de alteração de data e que se encontra parado da PGE desde de julho, e irá prejudicar cerca de 900 servidores nas UEBA, impedindo a realização da progressão 2023 na carreira deste profissional, protocolada em maio e dia 20 de setembro pela instrução vigente, será publicada a lista final, prejudicando os servidores.
Basta. Diálogo sem ação é enganação!
Dia 19, é dia de luta! Avante categoria. As Ueba vão parar!