SINTEST realiza primeira assembleia da categoria de 2023

À tarde da última quarta-feira (08) foi marcada pela realização da  primeira assembleia dos servidores técnicos administrativos da UNEB em 2023. Os principais temas definidos pela diretoria do SINTEST para esse ano são o reajuste salarial, realização do concurso público, reformulação do plano de carreira e a discussão da pauta interna dentro da universidade. O diretor geral, Firmino Júlio, reforçou junto aos servidores que será preciso o engajamento da categoria nas lutas que estão por vir em 2023. Confira as reivindicações apresentadas (pauta) ao governador.

Em primeiro lugar foi publicizado o desejo do sindicato de realizar seminário voltado aos técnicos nos moldes do SINTAE, que já acontece há 10 anos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e o sindicato contará com o apoio do servidor técnico Gustavo Cravo coordenador executivo na UFRJ, que participou da assembleia, e fará parte da comissão que coordenará a construção do nosso seminário. “Muito legal trazer esse evento para Bahia. Um evento feito de técnico para técnico, visando valorização, motivação aos colegas, melhoria da carreira e parceria com outras universidades. É muito importante que todos abracem a ideia e participem!”, destacou Gustavo. 

No caso dos servidores estaduais da Bahia, conforme estudo (leia) solicitado pelo SINTEST ao DIEESE, a perda salarial se encontra por volta 53,33% considerando o  IPCA-IBGE, e de 54,52% de acordo com o INPC-IBGE. Números tão significativos demonstram a necessidade do comprometimento de todos na luta pela recuperação do poder aquisitivo perdido ao longo dos anos. 

Foi destacada também a luta das entidades sindicais para reverter à extinção da estabilidade econômica, e Firmino leu para os presentes carta do SINTEST (veja), enviado ao presidente Lula expressando esta demanda, além da retomada do programa de habitação do servidor do estado da Bahia.

Acerca do concurso público, a diretoria do sindicato afirmou que só depende da articulação política da reitoria da UNEB com o governador Jerônimo Rodrigues, para fazer o processo andar na Casa Civil. Mas o número de vagas (1 técnico e 1 analista por departamento), solicitado pela gestão ao governo totalizando 68, não é suficiente para cobrir a necessidade da universidade, situação destacada pelos diretores de departamento em reunião virtual com o sindicato, quando enfatizaram que é preciso pelo menos 15 vagas para suprir a necessidade inicial por pessoal. 

Pontos não puderam ser discutidos pela interrupção de um aposentado que por não aguardar o ponto específico “o que ocorreu”  impediu os  colegas de ouvir e  debater sobre pauta interna e definição do grupo de apoio para o processo de URV. Por esse incômodo à diretoria sindical do SINTEST pede desculpas, e estende o pedido a falha de transmissão para aos os filiados que participaram via Google Meet.

Ao final, o diretor geral Firmino Júlio agradeceu a presença da categoria, reafirmando o compromisso do sindicato, e a necessidade da efetiva participação da categoria na luta em defesa dos seus direitos. Expressando com precisão como deve ser a relação sindicato/filiados na seguinte frase: “Não há sindicato sem categoria, mas igualmente não há categoria sem sindicato”.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe o seu comentário!

Artigos relacionados

Convocação e atualizações sobre o processo abono

[output_post_excerpt]

Nova Diretoria Estadual e Conselho Fiscal do SINTEST/BA são eleitos por aclamação para o quadriênio 2024/2028

[output_post_excerpt]

Link de acesso Assembleia Geral Extraordinária, hoje (21/11)

[output_post_excerpt]

Comentários

Não existe comentário para o Post.

Fechar

Compartilhe conosco o seu depoimento!

Strong Testimonials form submission spinner.
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

Fechar

Links Úteis

Tem alguma dúvida,
mensagem, elogios
ou sugestão?