Reunião do SINTEST com a reitoria da UNEB

Na segunda-feira (12/12), o SINTEST participou de reunião com a profa. Adriana Marmori, reitora da UNEB, para discutir a pauta local da categoria. Solicitada  pelo sindicato, a reunião teve como objetivo retomar as demandas já apresentadas em outros encontros, principalmente aquelas que são viáveis de ação por parte da reitoria, além da discussão sobre implantação de ponto eletrônico na universidade. Estiveram presentes pelo sindicato Firmino Júlio de Oliveira Filho, diretor geral, Salvador Aragão Filho, diretor administrativo, Adriana Pires diretora suplente e Ana Cleide Souza – Payayá, conselheira do CONSU e representante de base sindical do Departamento de Educação (DEDC-I).  

Confira os principais pontos abordados: 

Sobre o ponto eletrônico: Foi discutida a decisão de implantação pelo Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET-I), o sindicato apresentou sua preocupação com essa situação e cobrou um posicionamento da gestão universitária  sobre a legalidade da ação. Adriana Manori se disse ciente da situação, se posicionou contrária a iniciativa, ressaltando que na portaria não havia indicativo de que deveria ser assumido o ponto eletrônico e nem uma normatização por parte da administração sobre o assunto. Garantiu ainda que se reunirá com os diretores a fim de esclarecer sobre a utilização de ponto eletrônico na universidade.   

Emenda parlamentar de 200 mil, disponibilizada pela deputada federal Alice Portugal:  Ficou decidido que a emenda será administrada pelo SINTEST com destinação para equipar espaços de conveniência para os servidores técnicos nos departamentos.  

Oficializar a comissão de avaliação das condições de trabalho: Firmino Júlio colocou novamente a necessidade de formalizar a constituição da comissão, citando que já encaminhou os nomes dos representantes dos técnicos para a sua composição.  A reitora incluiu representantes da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoa (PGDP) e da comissão de Biossegurança para fazer parte, e a partir dessa reunião garantiu que será publicada em Diário Oficial a portaria formalizando a constituição, além da sua metodologia. 

Concurso público para os servidores técnicos da UNEB: A reitora comunicou que mesmo após ser aprovado, o processo  ainda continua parado na Casa Civil. Adriana afirmou que liberando o concurso, vai convocar o SINTEST para participar da construção do edital.  

Sobre Restaurante Universitário (RU): Foi assegurado pela atual gestão que o valor do almoço para os servidores técnicos administrativos será subsidiado pela UNEB, sendo inferior ao atual auxílio alimentação pago pelo governo.

Revisão do CET e distribuição de cargos: O sindicato voltou a abordar a necessidade da revisão da distribuição dos CET’s no interior e capital de forma meritocrática, nesse sentido solicitou uma comissão com indicação e participação do SINTEST.  

Participação na elaboração do orçamento voltado ao servidor técnico para 2023: Segundo a gestora universitária, os técnicos participaram do processo, tal afirmação foi contestada pelo sindicato, que relatou especificamente a ausência  sistemática dos servidores técnicos no conhecimento e decisão, e destacou a importância da categoria entender e participar de forma massiva da construção do orçamento da universidade. “Só agora temos dois técnicos na comissão do PDI, mas precisamos de muito mais”- Firmino Júlio. 

Processos voltados aos técnicos no CONSU- Relatoria: Em relação aos processos de autoria dos técnicos, eles aguardavam parecer dos respectivos relatores, e poderiam entrar ou não na pauta da próxima  reunião do conselho prevista para acontecer dia 15.

 

SINTAE na UNEB em 2023

Um destaque final da reunião foi o desejo do diretor sindical, Firmino Júlio, de trazer o Seminário de integração dos Técnicos Administrativos em Educação (SINTAE UFRJ) para Salvador, esse evento ocorre anualmente no Rio de Janeiro com participação dos técnicos administrativos da UNEB, a reitora gostou da iniciativa e ficou acertado parceria entre as instituições para realização do projeto. Dando início ao projeto, o sindicato já oficializou esse pleito convidando o coordenador geral do SINTAE, Gustavo Cravo, para visita a universidade entre os dias 5 a 12 de fevereiro de 2023. “Desde 2017 venho mantendo contato com os organizadores para construção deste importante evento voltado aos técnicos e agora deu certo”, declarou Firmino. 

Ouça o que o diretor geral tem a dizer sobre o evento:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe o seu comentário!

Artigos relacionados

Convocação e atualizações sobre o processo abono

[output_post_excerpt]

Nova Diretoria Estadual e Conselho Fiscal do SINTEST/BA são eleitos por aclamação para o quadriênio 2024/2028

[output_post_excerpt]

Link de acesso Assembleia Geral Extraordinária, hoje (21/11)

[output_post_excerpt]

Comentários

Não existe comentário para o Post.

Fechar

Compartilhe conosco o seu depoimento!

Strong Testimonials form submission spinner.
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

Fechar

Links Úteis

Tem alguma dúvida,
mensagem, elogios
ou sugestão?