O SINTEST realizou na sexta-feira (15/07), reunião virtual com os representantes de base, conselheiros do CONSU e diretoria sindical para discutir o atual momento dos servidores técnicos da UNEB, além de definir ações a serem desenvolvidas de forma imediata na capital e interior, buscando melhorias significativas para toda a categoria.
Durante o encontro, o grupo denominado de Consintest, tratou sobre o aumento de casos da Covid-19 nos departamentos, normatização da distribuição de cargos e bolsas, marcação de reunião com a reitoria e retorno do projeto SINTEST Itinerante. Também foram discutidas as ações realizadas pelo sindicato durante o primeiro semestre de 2022 e definido os encaminhamentos para o segundo.
COVID 19
Cada representante sindical pôde descrever a atual situação dos casos de Covid-19 em seus municípios, a contaminação dos colegas de trabalho e as medidas de prevenção adotadas. Os representantes reclamaram da falta de medidas efetivas e da padronização de ações para toda a universidade. O diretor geral do SINTEST, Firmino Julio, relatou que foram enviados ofícios (DG 65 e DG 66/22) para os diretores e reitoria, com cópia para o comitê de biossegurança, cobrando as ações necessárias à prevenção da contaminação dos servidores técnicos administrativos.
Por sugestão dos conselheiros, os representantes da base atualizarão o sindicato com informações sobre a evolução dos casos da doença nos departamentos, fundamentando a atuação da diretoria do sindicato junto a SESAB, para a exposição da situação e cobrança de intervenção.
Normatização da distribuição de cargos
Mantendo a coerência em defesa da categoria e pela valorização dos servidores efetivos da instituição, o sindicato enviou proposta de resolução construída pelos técnicos para a distribuição dos cargos administrativos na universidade, e a encaminhou aos representantes da categoria, diretores de departamento, e ao CONSU com o propósito de ser apreciada na próxima reunião daquele conselho. A aprovação desta resolução resultará em ganho econômico, político e social para os técnicos administrativos.
Reunião com a reitoria
A dificuldade do sindicato conseguir se reunir com a gestão universitária foi um dos pontos mais discutidos, por conta da necessidade da categoria de atender as expectativas de melhorias há muito represadas.
O diretor geral do SINTEST, apresentou um conjunto de ofícios e e-mails encaminhados à reitoria, e aqueles que foram respondidos surpreenderam com mudanças repentinas de datas ou horários devido a agenda da Reitora. Como encaminhamento, os presentes sugeriram o envio de nova solicitação de reunião, pois a categoria exige respostas para solucionar demandas históricas.
O sentimento percebido pelos participantes da reunião é que só aumenta a indignação da categoria diante de um processo de invisibilidade dos servidores técnicos na UNEB ao longo dos últimos anos, e é preciso implantar políticas de gestão que respeite e valorize esses trabalhadores.
SINTEST Itinerante
O sindicato afirmou aos representantes que realizará em breve assembleia ordinária da categoria, e que retoma ainda este mês com o SINTEST Itinerante com reuniões presenciais/virtuais nos setores e departamentos da UNEB. “Temos uma das mais importantes e atuantes entidades sindicais do estado e precisamos ter essa mesma compreensão por todos atores em nossa instituição, para isso a unidade e integração propostas pela nossa gestão são o marco fundamental nesses nossos 32 anos de existência”, pontuou, Firmino Júlio.
Em agosto o SINTEST pretende realizar café da manhã em comemoração aos dia dos pais nos departamentos da capital e interior, e se prepara também para a realização de diversas ações conjuntas em outubro, em homenagem ao servidor público