O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau (SINTEST/BA), vem sendo informado por servidores sobre o aumento da contaminação da Covid-19 nos municípios que sediam departamentos da UNEB.
O sindicato recebeu denúncias que no campus II sediado em Alagoinhas, a contaminação afetou número considerável de técnicos administrativos, e alguns inclusive estariam trabalhando mesmo infectados com coronavírus, e a suspensão das atividades administrativas, seria a medida apropriada para evitar a contaminação.
Diante disso, o sindicato consultou o assessor jurídico da entidade, Dr. Danilo Ribeiro, que orientou pela realização de assembleia extraordinária com a categoria nos portões do departamento, antes do início do expediente, para definir as ações que seriam tomadas em prol da preservação da vida dos trabalhadores. Complementando a ação, o sindicato enviou documento (veja) aos diretores dos departamentos de Alagoinhas e à reitoria da universidade informando sobre a atividade.
A assembleia que aconteceria na manhã desta sexta-feira (1), foi cancelada após as direções dos departamentos publicarem na noite desta quinta-feira (30), ato suspendendo as atividades acadêmicas e administrativas no período de 01 a 08 de julho, em função de vários casos testados e confirmados de Covid-19 dentre os servidores.
“O SINTEST demonstrou mais uma vez, seu compromisso com a segurança e vida dos técnicos administrativos, realçando a importância da confiança e parceria com o sindicato, na certeza que a entidade sempre defenderá as pautas dos servidores onde quer que estejam”, disse o diretor geral do SINTEST, Firmino Júlio de Oliveira Filho.
A entidade ressaltou que acompanha por intermédio dos representantes de base, o aumento dos casos da Covid-19 nos departamentos, e estará sempre disponível a convocação da categoria para lutar em prol da vida dos servidores.