SINTEST realiza última assembleia do ano

Na tarde desta quarta-feira (11) , o SINTEST realizou no Auditório Deocleciano Nascimento Garcia, a última assembleia por videoconferência do ano, que foi transmitida também pela página do sindicato do facebook (veja mais) garantindo a ampla participação dos filiados.

No primeiro momento da assembleia foram apresentados os seguintes informes: o encerramento da campanha Servidor doa por amor com a entrega das doações ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer, ocorrida dia 09 na sede da instituição(leia mais); Reabertura do curso semipresencial de inglês pela parceria SINTEST/UNEX em 2020; lançamento do jornal da entidade denominado Voz dos Técnicos.

Em seguida o Coordenador expressou indignação com o governo, após um dia inteiro de negociação, com as perdas significativas que a publicação dos decretos de promoção causará aos técnicos administrativos, devido à intransigência do governo no que diz respeito à  retroatividade tanto funcional (2018 – 2019 sem promoção), e financeira, outro item deste decreto é a Avaliação de Desempenho Funcional (ADF) apresentada que substitui a autoavaliação dos servidores pela avaliação do chefe imediato.

O coordenador ainda tratou da questão dos aposentados que no entendimento da Superintendência Previdenciária (SUPREV) não teriam direito  correção dos vencimentos concedido aos técnicos com a aprovação da Lei 14.098/2019, o que contraria o princípio da paridade entre ativos e inativos conforme o artigo quarto da referida lei. O SINTEST já encaminhou para a superintendência documento cobrando solução e espera que os princípios da justiça e equidade sejam observados.

Outro ponto destacado foi a necessidade do governo considerar a isonomia entre os técnicos e analistas, o que resultaria na implantação da carreira de 40 horas para eles.

E finalmente abordou o problema da não implantação em folha dos servidores considerados aptos para progressão 2019 conforme relação publicada no diário oficial, devido ao desencontro administrativo entre o RH da UNEB e a SAEB. Mantendo sua habitual postura em defesa da categoria, o sindicato consultou ao RH Bahia para esclarecimento, sendo por este informado que a implantação não se efetivou devido a universidade não ter enviado a rubrica necessária para o processo.

Em seguida foi tratada a pauta com os seguintes assuntos: criação do Representante Regional em 2020 para atuarem em sintonia com a coordenação do SINTEST, na discussão das demandas dos departamentos; o compromisso de enviar para os representantes de base, a metodologia para orientar a discussão nos departamentos/setores da universidade, na construção de um estatuto que contemple os interesses dos técnicos; apresentação do contrato assinado da Casa do SINTEST, denominada Josely Bernardes Dias, em homenagem a primeira coordenadora do sindicato; a certificação do sindicato como correspondente bancário da Caixa Econômica Federal resultando em benefícios para a categoria.