Proposta e esquema das Comissões de Coordenação

A criação de comissões de coordenação nos departamentos dos 25 campi da Uneb tem por objetivo aumentar a participação dos servidores nas lutas da categoria. Deverão ser realizadas micro- assembleias nos departamentos para definir as comissões de coordenação para cada uma das Coordenações do Sindicato (Com exceção da Coordenação Geral que só terá Comissão Central no Campus I, por uma questão logística)

As Coordenações do Sindicato, de acordo com o Estatuto da entidade no seu Capítulo II, art. 18 são, a saber:
1. Coordenação Geral;
2. Coordenação de Administração e Finanças;
3. Coordenação de Educação e Formação Sindical
4. Imprensa e Divulgação;
5.Cultura e Desporto e
6. Coordenação de Assuntos Jurídicos.

Para cada uma dessas Coordenações, será criada em cada Departamento, uma Comissão com um número médio de três pessoas (Ou de acordo com a realidade e disponibilidade de pessoas de cada departamento – podendo, inclusive que membros de departamento onde seja muito reduzido o número de associados ocupem mais de uma comissão). A ideia é que cada comissão desenvolva em nível local as atribuições inerentes a cada coordenação que elas representam. Teremos, portanto em cada departamento 05 comissões, excetuando-se apenas a primeira que é a Geral, e, vocês vão entender por que:

Cada uma dessas comissões terão comunicação direta com a Comissão Central que, por uma questão tão somente logística ficará em Salvador. Por exemplo: a Comissão Central de Comunicação e Imprensa, em Salvador,  fará link direto com todas as outras de todos os Campi da Uneb e discutirá  todas as demandas particulares de todos os Campi  no que tange a Comunicação e Imprensa…  E assim será com todas as Comissões de Coordenação que tratarão de suas demandas locais no que diz respeito às suas atribuições com as Comissões Centrais que compartilharão todas essas discussões com a Comissão Central de Coordenação Geral que será criada em Salvador, a fim de dividir os trabalhos demandados coletivamente por toda a categoria devidamente empoderada. As de Salvador terão membros dos 04 departamentos e também das Pro Reitorias.

As Atribuições de cada Comissão de Coordenação local são, de forma adaptada e enquadradas às realidades locais , as atribuições das Coordenações, conforme regula o Estatuto do Sintest-BA no Seu Capítulo II,  Seção I, Artigos 24 a 28.

Para Everton Lima, Coordenador Geral do Sintest-Ba, “esta deve ser uma metodologia apropriada para que todos possamos ser protagonistas da nossa vida Funcional dentro da Universidade que elegemos para ajudar a erigir”

Os Coordenadores oficiais deverão ser os membros orientadores das Comissões Central de Coordenação. Para ajudar na compreensão da proposta, a imagem abaixo ilustra como deve funcionar o esquema:

g4122