Relatório do Fórum dos representantes dos Técnicos Administrativos das UEBAS

O Fórum dos Técnicos Administrativos das Universidades do Estado da Bahia (Uesbas) aconteceu no dia 25 de fevereiro de 2016, na UESC, em Ilhéus. O coordenador do Sintest, Everton Lima, compareceu ao Encontro e relatou os acontecimentos e deliberações ocorridas no Fórum.

“Prezados colegas, há  sete dias que retornei de Ilhéus, onde participei, na Uesc, do 2º Encontro do Fórum dos Técnicos Administrativos das Universidades do Estado da Bahia… Conforme deliberação da nossa derradeira assembleia onde ficamos comprometidos de encaminhar relatórios das nossas participações neste tipo de evento, segue este meu trabalho:

Relatório do Fórum dos representantes dos Técnicos Administrativos das UEBAS
Ocorrido na UESC, Ilhéus, dia 25/03/2016

Presentes:
Everton Lima – Coordenador Geral do Sintest /Ba. Uneb
Francisco Ângelo –  Coordenador da AFUS
Marciene – Coordenadora da AFUSC
Orson Galvão – Coordenador Geral da AFUSC
Roquidea Souza – Coordenador Geral do Sintest /Ba. UEFS

Foi apresentado os informes das 04 UEBAS:

> INFORME UESB
– Redução de Assembleias para evitar cansaço dos funcionários e desgaste das lutas.
– Ressalta que o trabalho dos sindicatos em 2015 foi profícua, uma vez que as mudanças votadas em dezembro de 2016 alterando estabilidade poderia ter sido pior.
– Focar em concurso público
– Trabalhar em promoções e progressões
– Pauta interna para focar mais em 201
– Gestão Universitária (40 Vagas)

> INFORMES UEFS
– Curso de Pós graduação ( Programa de Assistência ao Servidor).
– Creche – UESFS tem . UESC “SONHO IMPOSSÍVEL” comentário da Uesc.
– Definir critério para distribuição de cargos comissionados. Como ajudar o auxiliar? (UESC – 12 PESSOAS)
– Segurança no CAMPUS
– Política de valorização do Servidor.
Assembleia dia 03 na UEFS
Presença na FETRAB
GOVERNO SÓ ATENDE A FEDERAÇÃO
DEMISSÃO DE TERCEIRIZADOS
DEMISSÃO DE APOSENTADOS
AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO VAI SAIR
REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA.
Fórum dos Reitores: ação conjunta para o Mestrado da GESTEC: “Gestão Universitária”

> INFORMES UNEB
O representante do Sintest Uneb, em seus informes falou da Assembleia em dezembro de 2015, da de 15/01/2016 e da 17/02/2016, com as suas propostas e deliberações:
– 2015 – avalanche de perdas – Uneb cada vez mais indócil;
– Necessidade premente da categoria fazer-se presente nas paralizações, mobilizações assembleias, etc
-faixas para campanha salarial
– Congresso (imprescindível) para reformulação estatutária (URGENTE) para adequar às Leis Trabalhistas.
Falou do aniversário do Sintest no mês de março(Vide estatuto no site) e a necessidade de se fazer uma confraternização por ocasião desta passagem.
Abordou – Avaliação do movimento em 2015; criação e manutenção dinâmica do Site Sintest Ba Uneb; atualização do Facebook constante e valorização do whats app como ferramenta de comunicação direta com a categoria, paralela ao e-mail; presença de representantes das comissões de insalubridade e de acompanhamento da pauta interna de reivindicações nas Assembleias; trabalhos da Comissão e da  Assessoria de Comunicação do Sintest Uneb; da proposta no último Fórum em Salvador de um colega associado de se fazer uma campanha de arrecadação voluntária e solidária para manter o movimento em 2016 com recursos para se fazer 05 grandes movimentos e pontuais no ano em curso, da mobilização com portões fechados que viria ocorrer em 02/03 e da Assembleia da categoria já agendada para o dia 10/03 com a presença de uma técnica da PGDP paras esclarecer sobre o processo de   Promoção e Progressão; cobrou de modo veemente que se cumprisse tudo o quanto se deliberasse nas reuniões do Fórum no tempo pré estabelecido por lá.

> INFORMES UESC
– Desgaste de mobilizações e assembleias em dezembro de 2015
– Falta de engajamento dos servidores nas ações que envolvem deslocamento, mesmo que gratuito, pra lutas em Salvador.
– Desmotivações do Servidor… Infelizmente…
– Reforma na estrutura física da AFUSC
– Mudança de chapa/Eleições para novo mandato 2016/2019
Contribuição Sindical; Ver com Roquidea documento encaminhado para o RH

No que tange a estratégias de luta, Everton voltou a cobrar o cumprimento da proposta da campanha Solidária e Voluntária Pró Sintest proposta pelo associado, membro da comissão de mobilização que participou do Primeiro Encontro do Fórum dos Representantes, que aconteceu em Salvador, no Sintest, em janeiro de 2016

Deliberações do Encontro:

Sai do Fórum ofício para o governo (Secretaria de Administração) para convocar reunião para tratar do plano de cargos e salários. Documento já encaminhado ao Governo.
Ficou deliberado que as UEBAS se alinham à paralisação Nacional da Educação nos dias 15, 16 e 17 de março.
Alinhamento à manifestação dos docentes (ANDES), programada para 07/04/2016;
Confraternização do Aniversário do Sintest na UEFS em 17/03 com SEMINÁRIO PARA FORMAÇÃO SINDICAL. O Sintest UEFS  garantirá almoço, lanches e algumas hospedagens (se for imprescindível) e nós discutiremos na Assembleia do dia 10/03 a ida dos representantes de base de todos os campis para o referido evento.
Data do Próximo Fórum: 21/04 – UESB – Conquista.
Construção do regimento do Fórum”